quinta-feira, 8 de junho de 2017

Teatro: Ator Déo Garcez lança a peça "LUIZ GAMA - Uma voz pela liberdade", no Rio


Aos 50 anos de idade e com 32 de carreira na televisão, cinema e teatro, o ator Déo Garcez mostra que nasceu com o dom de atuar. Quem não se lembra do "mucamo" Paulo na novela Chica da Silva não é mesmo? Essa foi a primeira aparição do ator na telinha da antiga e extinta Rede Manchete. 

No teatro. são mais de 20 espetáculos no palco  e recentemente lançou no Rio de Janeiro, cidade onde mora, a peça "Luiz Gama - Uma voz pela liberdade", junto com a atriz Nivia Helen. No  espetáculo os atores contam a história de Luiz Gama, um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, ex escravo, reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB, o maior  advogado dos escravos e também a primeira voz negra da literatura brasileira.  

A peça “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe uma escrava alforriada,Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai.

Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.

Vítima de exclusão histórica, Luiz Gama recebeu em 3 de novembro de 2015, após 133 anos de sua morte, o título de Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O roteiro convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma intrínseca reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos preconizados na herança de um passado desigual e opressor.


Ficha Técnica:
Texto: Deo Garcez
​Direção: Ricardo Torres
​Elenco: Déo Garcez e Nivia Helen
​Produção de Mário Seixas/MS Eventos
​Fotos de 
Jean Gusmão Yoshii​
Assessoria de imprensa: Alan de Jesus
A peça é apresentada em  Universidades, Escolas, Teatros e Instituições em geral, e ao final é aberto um diálogo com o público, tornando ainda mais enriquecedora a mensagem da peça. 

Veja um pouco mais do trabalho de Déo Garcez

"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade"
Clique aqui e assista o video 
Direção: Mário Seixas e Lovely Art Studio
Videomakers: Rafael Marques e Thiago Rodrigues
Edição: MS Events e Lovely Art Studio

"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade" é destaque no site do Sindicato dos Bancários de Brasilia , onde em um evento Dr.Humberto Adami sugeriu ao Sindicato a apresentação no Teatro dos Bancários.

Links de Videos do Ator Déo Garcez em novelas e cinema.





Jairo Rodrigues- Jornalista TVR
Fonte | Giro das Estrelas Assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário