terça-feira, 28 de novembro de 2017

Projeto "Paixão de Ler" conta com texto especial do ator Déo Garcez


O primeiro texto teatral do ator Déo Garcez intitulado LUIZ GAMA - UMA VOZ PELA LIBERDADE, foi selecionado para o projeto "PAIXÃO DE LER", através de edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que consiste em  duas apresentações no formato de leitura dramatizada a serem realizadas no Rio. 

​Além disso, depois de uma temporada de grande sucesso no Centro Cultural Justiça Federal, a peça terá uma única apresentação no Centro Cultural Rio- Previdência, do Maracanã.

RELEASE - “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”

O espetáculo “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”, escrito por Déo em forma de biografia dramatizada, conta a trajetória do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais de 500 escravos do cativeiro ilegal.

Dirigido por Ricardo Torres, o trabalho retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo à tona assuntos que se refletem na atualidade, como o racismo e a discriminação, a desigualdade social e as liberdades individuais. 

Deo Garcez, que faz o papel principal, encarna o abolicionista e também Raul Pompéia, amigo e pupilo de Gama. Nivia Helen passeia por diferentes personagens, dentre eles Luísa Mahin, figura de importância capital nas revoltas pela libertação dos escravos e mãe do abolicionista Luiz Gama. 

“Os temas abordados instigam o público a discutir e participar de bate-papo com os atores após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres

O roteiro foi pensado como uma mescla entre dados biográficos de Luiz Gama e os trabalhos escritos por ele: poemas, discursos, memórias e textos jornalísticos. Vítima de exclusão histórica, uma vez que não era permitido a um negro e ex-escravo frequentar a Faculdade de Direito, Luiz Gama recebeu o diploma de Advogado apenas postumamente. Em 3 de novembro de 2015, 133 anos após a sua morte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concedeu a Gama o merecido título. 

O espetáculo convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos cuja origem está na herança de um passado desigual e opressor.

O ator Déo Garcez formou-se em Bacharelado em Artes Cênicas e em Licenciatura em Artes Cênicas, ambas na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes, tendo sido aluno da própria. Por causa de seu envolvimento com a figura histórica de Luiz Gama, inclusive com a montagem do trabalho sobre ele, Déo foi convidado para integrar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Estado do Rio de Janeiro. 

Morando no Rio desde 1992, Deo Garcez tem participado de diversos espetáculos ligados à causa da negritude. E das novelas de que participou, destacam-se o Mucamo Paulo em “Xica da Silva” (Manchete), o André de “A Escrava Isaura” (Record), Senhor Morales em “Carrossel” (SBT) e Ezequiel em “O Cravo e a Rosa” (Globo). 

Dentre os prêmios de ator destacam-se o Troféu Raça Negra de Melhor Ator em 2007 pela AFROBRÁS –SP e o Prêmio Arleguim de Melhor Ator do Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2010.


SERVIÇO - "LUIZ GAMA - Uma voz pela Liberdade"
Elenco: Deo Garcez e Nivia Helen
Texto: Deo Garcez
Direção: Ricardo Torres
Produção: Mário Seixas / MS Events
Dia: 01 de dezembro (única apresentação)
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Local: Centro Cultural Rio-Previdência
Endereço: Rua Prof. Manuel de Abreu, 300 – Maracanã - Rio de Janeiro
Telefone: 021- 2334-2207



Crédito das fotos : Vivian Fernández.

















Jairo Rodrigues - Repórter e Colunista TVRNews
Márcia Araújo - Giro das Estrelas Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário