segunda-feira, 16 de julho de 2018

Conheça um pouco sobre Ricardo Feltrin um dos colunistas mais lidos do Portal UOL

O jornalista é referência para outros sites e programas  que cobrem a área de Tv e famosos
Foto Divulgação|Internet
Com uma carreira de grande sucesso, Ricardo Feltrin está há 14 anos no Portal UOL assinando  uma coluna sobre Tv e Famosos. 


Além do UOL onde assina atualmente a coluna, o jornalista passou por outros grandes veículos de comunicação como o Grupo Folha, onde atuou por mais de 21 anos como repórter, editor, secretário de Redação e outros cargos. 



Muito antes do jornalismo, Ricardo Feltrin mostrou ter um talento muito grande também para a música. Aos cinco anos de idade começou a estudar piano junto com sua mãe, Anna Luiza, que foi cantora lírica e teve composição gravada em disco na década de 60 em parceria com o maestro Osvaldo Lourenço. 


Na década de 80, Feltrin trabalhou como músico profissional, pianista e tecladista. Tocou em bandas de baile, de rock, country rock e hard rock. 

"Aos cinco anos de idade começou a estudar piano junto com sua mãe"

Da música, Feltrin foi para as salas de aula, onde atuou como professor substituto de história e geografia na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, entre 1988 e 1991. Se formou Técnico em Química-Cerâmica pelo Senai AAP.

Em 1991 Feltrin deu um grande salto em sua carreira estreando como jornalista trainee no Jornal Folha de S.Paulo, e daí não parou mais, foi só ganhando espaço e notoriedade dentro do Grupo Folha onde foi também repórter de Cotidiano, redator, editorialista, colunista político e de Tv no extinto jornal "Folha da Tarde", e colunista principal do jornal "Agora", que substituiu a "FT" em 1999. 

Ao longo de sua carreira, o jornalista participou de grandes coberturas como o Massacre do Carandirú (92), o Impeachment de Collor (92), a morte de Ayrton Senna (94), os ataques do PCC a São Paulo (06), a invasão da casa do apresentador Silvio Santos (01), o atentado às Torres Gêmeas em 11 de Setembro, as guerras dos EUA contra o Afeganistão e, depois, contra o Iraque. 

Ricardo Feltrin foi um dos grandes responsáveis pela reforma gráfica que transformou a Folha Online em Folha.com em abrl de 2010, onde além de colunista, era também editor-chefe e Secretário de Redação.

O profissionalismo do jornalista lhe rendeu em 2011 o prêmio Folha de Jornalismo, categoria "reportagem", pela matéria na qual antecipou em seis meses, em vídeo e registro em cartório, o resultado da licitação de R$ 4,5 bilhões para a construção da linha 5 (lilás) do metrô de São Paulo.

"A reportagem causou a suspensão da licitação, bem como a abertura de investigações da polícia paulista e Ministério Público"

A reportagem causou a suspensão da licitação, bem como a abertura de investigações da polícia paulista e Ministério Público. Em maio de 2011, o Metrô de São Paulo decidiu continuar as obras, pois entendeu que a reportagem e os registros feitos pela Folha "não provam" que houve conluio ou acerto prévio entre as empreiteiras na divisão dos trechos da obra, cujo valor chega a R$ 4 bilhões.

Criou, lançou e se tornou editor, em maio de 2011, do site de Entretenimento do F5, nova marca e canal do jornal Folha de S.Paulo na internet, dedicado às softtnews, ao humor e à diversão. Foi editor o F5 até julho de 2012, quando passou a assinar apenas uma coluna semanal do F5. Deixou a coluna e a Folha, em definitivo, em outubro de 2014.

Desde março de 2004 até o momento é também colunista e apresentador do UOL (especialista em bastidores e ibope de TV e entretenimento). Desde maio de 2013 passou a assinar coluna semanal (aos domingos) no jornal baiano A Tarde, também escrevendo sobre bastidores do mundo da televisão. Integrou o júri do Troféu Imprensa, do SBT, em 1998, 2013, 2014, 2015 e 2016.

Em janeiro de 2013 lançou seu primeiro livro: "Como Lidar com Crises, Jornalistas e Outros Predadores" 

Também em janeiro de 2013 lançou seu primeiro livro: "Como Lidar com Crises, Jornalistas e Outros Predadores" (editora Bella), dedicado a explicar de forma leve e bem humorada o funcionamento das redações dos grandes veículos, e a relação tensa entre jornalistas e assessores de imprensa.

Em março de 2016 voltou a exercer também a profissão de pianista, tocando em hotéis, festas e eventos privados.

Em 9 de abril de 2017, Ricardo Feltrin, lançou seu site privado (http://www.ooops.com.br) e canal de You Tube, voltados para notícias exclusivas de TV, música (aulas de piano para iniciantes, bichos, críticas de cinema e humor.)

Hoje você conheceu apenas um pouco dessa trajetória de trabalho e muito sucesso do jornalista Ricardo Feltrin. Para acompanhar as novidades e notícias exclusiva sobre Tv e Famosos na coluna do Feltrin no UOL acesse o link:

Jairo Rodrigues - Colunista e repórter TVRNews
Apresentador - pgm Vida Dosotro - Tv das Artes




Nenhum comentário:

Postar um comentário