quinta-feira, 5 de julho de 2018

Ipiranga recebe Diálogos Sustentáveis em Prosas e VerSons com a cantora e guardiã do contestado Nancy Lima

Evento discute Guerra do Contestado, Genocídio, Gerações, Tecnologia e Comunicação, com Som e muitos Ecos

O Cedepp – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional é sede do I Diálogo Sustentável em Prosas e VerSons 2018, sob o comando da jornalista ambiental e apresentadora do Programa Ecos do Meio, Rose Campos, que inaugura uma agenda de Diálogos previstos no Cedepp, com o intuito de promover a reflexão, a integração, através de exposições e feiras, e a socialização no bairro do Ipiranga e imediações, dentro do projeto ‘Ação Local Gera Ecos’ que objetiva ressaltar o potencial dos feitos locais e o seu impacto no global.
O primeiro Diálogo marcado pela presença da cantora convidada, Nancy Lima teve como tema central a ‘Guerra do Contestado e os seus Ecos’, em memória ao ‘Mensageiro do Contestado, o respeitado historiador e fundador do memorial, que recebe seu nome, Vicente Telles, sogro de Nancy, que, juntamente com o seu esposo Vicente de Paula, está dando continuidade e escrevendo novos projetos sobre essa história e o seu legado, tão bem conduzido por Telles (que nos deixou no final de 2017), através de suas obras e canções.
Conhecida por sua experiência no território brasileiro, que abrange a sua região de origem nordeste e hoje de moradia Santa Catarina, passando por Paraná e São Paulo, a cantora Nancy Lima abrilhantou o Diálogo compartilhando as suas percepções e comparações entre o território nacional e internacional, provocando os convidados com as noções de comportamento do europeu ao latino, indo do nordeste brasileiro a Espanha onde durante anos viveu e cumpriu agenda de shows.
Além do conteúdo histórico, os presentes ainda prestigiaram novas canções escritas e interpretadas pela cantora e seu marido, que juntos formam os ‘Guardiões da Gaya’, letras que discutem, entre outras questões, o poder de cura pela música na frequência do universo (432 hz).
O Passado e o Futuro Unidos Pelas Comunicações e Tecnologia.
O I Diálogo Sustentável em Prosas e Versons no Cedepp discutiu também o tema comunicação, seus diferentes formatos, a presença da tecnologia e seus desdobramentos. Sendo assim, o evento reuniu a diretoria do Cedepp, jornalistas, psicólogos e teve como diferencial a diversidade cultural percebida, não apenas pela reunião de profissionais que atuam em diferentes áreas do saber, oriundos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, mas pela diversidade visível na idade das pessoas ali representadas, um assunto bem elucidado pelo executivo da área do aço, Emerson Kalisch.
Os estudantes, portanto, ali representados e também discutidos nas gerações Baby Boomer até a Alpha, demonstraram pasmo pela versão apresentada pela cantora do que foi a Guerra do Contestado, suas nuances, a construção da ferrovia e presença da empresa e de povos estrangeiros, seus caboclos e curandeiros, mas contada pelos seus verdadeiros protagonistas, ‘os nativos que aqui viviam’... “Vocês conhecem a história contada pelos vencedores e não pelos vencidos”, concluiu o jornalista, cartunista, responsável pelo projeto ‘Anônimos em Sampa’, Paulo Araújo. Afinal, tivemos ou não genocídio no Brasil? Será que vivemos o genocídio cultural? Seria ele mais corrosivo e persistente? “Perguntas que surgem no hoje para serem debatidas e compreendidas como base histórica de reflexões no presente e ecos de mudanças no amanhã”, provoca a organizadora dos diálogos, Rose Campos.
Desse modo, as trocas de experiências, incluindo profissionais, foram observadas, refletidas e elogiadas: “Eu acho que hoje as coisas estão muito interligadas, existem profissionais de formação que estão a serviço de seus ofícios, porém a vivência é bastante rica quando há respeito por esta formação por parte de outros profissionais. Eu fiquei muito feliz de participar desse ‘Diálogos Sustentáveis’ com outros colegas profissionais da área de comunicação e com a Nancy Lima que é uma profissional da música e que demonstrou total respeito pelo trabalho dos comunicadores. Foi uma troca muito interessante, de análise bem profícua, com vasto e rico conteúdo e, portanto, que deve ser ampliado e acontecer com mais frequência encontros com pessoas que tenham a acrescentar, trocar e tocar”, expõe a jornalista Gislaine Vicente.
E se as trocas salutares chamaram a atenção de todos, os “Diálogos Sustentáveis em Prosas e VerSons no Cedepp, só poderia ser encerrado com uma poesia que ressaltasse a importância dessas trocas. Escrito e interpretado por Rose Campos, o poema “Sustentabilidade” chama a nossa atenção para sustentarmos a habilidade, através da observação sobre as nossas trocas. Afinal,  “atento para as trocas... Alimenta a sua cabeça... Sustenta o seu ser. Alimenta e Sustenta... E Agora troca!”



Ação Local Gera Ecos)))  “Diálogos em Prosas e VerSons”
Encontros com Ecos Mensal – Gratuito (com ajuda de custo livre e não obrigatória)
Local: Cedepp – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Rua Padre Serrão, 196 Ipiranga
Informação: (11) 2061-8691 -  97985-4578 zap -  ecosdomeio@hotmail.com – Clarice Tatyer

Jairo Rodrigues - repórter e colunista TVRNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário