quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Notícia falsa de vaga de emprego na Go Park Estacionamentos viraliza nas redes sociais

"Estacionamento localizado na avenida Washington Luiz em São Paulo é vítima de fake news"
Foto: (reprodução/Internet)
Essa semana mais uma fake news tem circulado nas redes sociais, a informação compartilhada nas redes sociais de que a Go Park Estacionamentos estaria contratando diversos profissionais é falsa. 


Sabemos que o cenário do mercado de trabalho no Brasil não está sendo dos melhores, o país ainda passa por uma situação econômica e política muito crítica e a taxa de desemprego não diminui. 

Assim, diante de estatísticas tão ruins, é fácil ficar deslumbrado com a possibilidade de 70 novos empregos de uma só vez. Trata-se de uma notícia tão boa que o primeiro ímpeto é repassa-la, não? mas antes de repassar qualquer tipo de informação é preciso ter um cuidado de checar em fontes mais confiáveis tal informação. 

A Go Park Estacionamentos está contratando 70 profissionais? 

A resposta é NÃO e está gerando uma dor de cabeça tremenda para a empresa, pois os números de telefones e e-mails divulgados na falsa notícia pertencem a empresa. Diante de tamanha confusão a empresa está sendo obrigada a trocar os números de contato. 

Por telefone nós conversamos com o administrador do Estacionamento que nos confirmou que a notícia é FALSA, que não há no momento nenhum tipo de contratação por parte da empresa, que opera no momento com apenas 8 funcionários. 

Compartilhar manchetes sem ler a matéria. Encaminhar áudios sem fontes confiáveis. Enviar correntes online sem checar os fatos, as fake news podem morar nesses pequenos atos do cotidiano. 

Nessa dinâmica, o papel dos leitores é apontado como fundamental para impedir a propagação de informações incorretas. É necessário estar de olho na origem da notícia. É uma fonte idônea? Qual o endereço dela? 

No caso de vagas de emprego por exemplo, que é o caso hoje aqui, você ligou para a empresa? Entrou em contato para saber se realmente aquelas vagas estão disponíveis? 

Uma pesquisa americana mostra que quase 60% das pessoas compartilham notícias sem ler o conteúdo por inteiro. É válido sempre desconfiar de notícias alarmantes. Uma notícia fora de contexto é prejudicial ao leitor e à sociedade. Todos devemos ter responsabilidade ao compartilhar um conteúdo. 

Diga NÃO à FAKE NEWS!! 


Publicado por Jairo Rodrigues 
repórter e colunista TVRNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário