domingo, 18 de novembro de 2018

Perguntar não ofende: Qual a dificuldade do TV Foco em produzir os próprios conteúdos?


Intitulado ( pelo próprio site), como um dos mais reconhecidos e importantes sites de televisão do Brasil e fonte certeira de entretenimento e informação, o TV Foco não faz outra coisa se não replicar matérias de outros sites, o problema, aliás o grave problema é que além de copiar e colar essas matérias, usam manchetes totalmente distorcidas e sensacionalistas, muitas delas com inverdades, o que quase lhe rendeu um belo processo  como o que o autor de novelas Aguinaldo Silva decidiu moveu contra o site caso não apagasse uma fake news que foi publicada a seu respeito. 

Todo bom jornalista sabe que o jornalismo enquanto meio de produção de conhecimento depende muito de alguns fatores que são essenciais para o seu desenvolvimento. A reportagem é um dos segmentos mais conhecidos do jornalismo, e nele os profissionais devem estar sempre em busca de fatos e eventos noticiáveis, apurando sua veracidade, entrevistando pessoas e reunindo todas as informações necessárias para criar matérias. 

Mas não é isso que estamos tendo em nosso jornalismo atualmente, e sim uma enxurrada de Ctrl+C e Ctrl+V. Na internet por exemplo há portais que não se preocupam com a produção de conteúdo, nem tão pouco com o tempo gasto de outros veículos que apuram, checam e confirmam as informações.

Para estes portais o que importa é saírem copiando e colando "a torto e a direito", dá menos trabalho não é isso? É mais prático, ganha-se likes mais rápido, produção de conteúdo? Para quê se tem quem faz não é? É inadmissível que esse tipo de jornalismo preguiçoso continue. 

Recentemente grandes jornalistas se sentiram incomodados com a forma desonrosa e escancarada que o site vem copiando suas matérias.

O jornalista Daniel Castro responsável pela coluna "Notícias da Tv", que traz uma cobertura crítica e ampla sobre televisão se manifestou em seu perfil no facebook compartilhando uma matéria do "Teleguiado" onde fala justamente sobre essa forma nada honrosa do Tv Foco. Ao compartilhar a matéria Daniel escreveu o seguinte, "Isso não vai ficar assim". 

Outro jornalista que recentemente se manifestou nas redes sociais sobre a postura do site Tv Foco foi o jornalista Ricardo Feltrin, dono de uma coluna sobre Tv e famosos dentro do Portal UOL desde 2004. Feltrin também compartilhou a matéria do "Teleguiado" com a seguinte legenda, "mais uma vergonha do dia, estrelando: Tv Foco". 

Flavio Ricco que também e jornalista e colunista do Portal UOL já criticou diversas vezes a postura do Tv Foco em relação as matérias copiadas e manchetes distorcidas. 

Em suma, Duplicar conteúdo não faz o menor sentido, pode te rebaixar em mecanismos de busca, é injusto para os autores, você recebe méritos, conquista visitantes e gera lucro através de um trabalho que não é seu, desonesto e não é original, acaba virando mais do mesmo! 

Link com a matéria feita pelo Teleguiado sobre esse assunto: 


Publicado por Jairo Rodrigues 
repórter e colunista TVRNews




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário