terça-feira, 6 de novembro de 2018

Viúva de Che Guevara recebe aposentadoria no Brasil? A resposta é NÃO

Boato antigo que voltou a circular no WhatsApp afirma que ela ganharia dinheiro 'por viuvez'


Não, a viúva de Che Guevara não recebe aposentadoria do Brasil. Essa história além de falsa, é antiga. Basta procurar no Google ou em outro site de pesquisa para ver que a mentira já foi desbancada em 2014.

A corrente que circula no aplicativo de mensagens é a foto de um site com um título que informa que a suposta “aposentadoria por viuvez” seria paga pelo Brasil há dez anos. O primeiro parágrafo, que aparece na imagem, afirma que o nome da mulher é Aleida March, que viveria em Cuba e desfrutaria de um valor mensal de R$ 9,8 mil pago pelo governo brasileiro.

 Ambas as publicações apontaram que a origem da corrente está em um texto de humor de um portal, hoje desativado, chamado ‘Conversa Mole para Boi Dormir’.

Além disso, o benefício da pensão é concedido a viúvas que comprovarem que o cônjuge falecido era segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na data da morte. Como Che Guevara morreu em 1967 e o INSS só foi criado em 1990, é seguro dizer que o guerrilheiro não era segurado.

Outro indício de que a história é falsa é que a foto usada para ilustrar a matéria é de Aleida Guevara — que é filha, e não viúva, do líder revolucionário.

Publicado por Jairo Rodrigues
repórter e colunista TVRNews

Fonte:
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário