segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Descubra como harmonizar pratos típicos de Natal com cerveja

O mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, listou quais são as refeições mais comuns na data e como combinar com a bebida


Uma das datas mais tradicionais do calendário já está quase chegando. O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro e costuma ser uma data onde amigos e familiares se reúnem, além de trocarem presentes, confraternizar e saborear pratos típicos. Muitos costumam brindar a data com espumantes, vinhos e até cerveja. Sim, uma das bebidas mais consumidas do país é presença obrigatória na mesa, mas muitos costumam ter duvidas na hora de harmonizar ela com algum prato natalino. Para ajudar nessa questão, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal.

Nozes, castanhas e amêndoas
Os petiscos estão sempre presentes na mesa, seja para decorar ou para consumo antes ou depois das refeições. Como se trata de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que inclusive é a mais consumida do mundo. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes.

Carnes brancas, aves e suínos
Na hora de harmonizar com os pratos principais, a dica é a cerveja Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado é esse estilo.

Frutos do mar e peixes
Por serem pratos leves, a pedida é a tradicional cerveja de trigo Weiss, bastante popular na Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.

Acompanhamentos como arroz e frutas
Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.

Sobremesas
Sim, muitos não sabem, mas as cervejas também podem resultar em uma ótima combinação com sobremesas. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cervejas escuras. De origem inglesa, possuem notas de café e chocolate.

Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.


Publicado por Jairo Rodrigues 
repórter e colunista TVRNews

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário